domingo, 17 de agosto de 2008


Duque de Caxias, o pacificador

Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Brasil, respon­sável por importantes ações militares pacificadoras em movimentos revoltosos internos e externos.
Como chefe militar, Caxias sempre se preocupava com todos os detalhes das operações, sob todos os aspectos. Estudava o ini­migo, preparava o terreno, reorganizava as forças de que dispunha e procurava conhecer a capacidade de seus homens. Agia observando o lado psicológico, além de desenvolver, paralelamente, ações nos campo político e diplomático.

Notabilizou-se como estrategista máximo no continente. Empregando com inteligência o princípio da surpresa, surpreendeu o adversário, abreviando a duração do conflito. Com extraordinária visão, Caxias distribuía as suas forças e atacava com grande mobilidade e vigor, no momento exato. As decisões eram rápidas e precisas.. Os estudos prelimina­res e o planejamento eram sempre realizados meticulosamente, com especial atenção ao apoio logístico.
Honroso no campo de luta, com o triunfo que viria despertar nos rebeldes a idéia de pacificação, paralelamente, seus atos de bravura e de respeito à vida humana, conquistaram a estima e o re­conhecimento dos adversários.

Ele foi um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Pres­tou ao Brasil mais de 60 anos de excepcionais e relevantes serviços como político e administrador público de contingência e, iniguala­dos, como soldado de vocação e de tradição familiar, a serviço da unidade, da paz social, da integridade e da soberania do Brasil Im­pério.

Luiz Augusto Pavanello Nicola

Nenhum comentário:

Arquivo do blog